Powered by Smartsupp
Fundo
Fundo

Notícias
CrediSeara

Durante a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima, a CrediSeara contribuiu com sua vivência cooperativa e reforçou o compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras.

CrediSeara leva compromisso socioambiental à COP30 e fortalece seu papel na construção de um futuro sustentável


A 30ª edição da conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), conhecida como COP30,  ocorreu entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Trata-se de um dos mais importantes fóruns internacionais sobre mudança do clima, onde países, organizações da sociedade civil, setor privado e demais atores se encontram para negociar e definir ações globais de mitigação, adaptação e financiamento das mudanças climáticas.

Articular, compreender, aprender e compartilhar experiências como instituição financeira, instituição social e uma organização comprometida com o desenvolvimento territorial sustentável e cooperativo. Este foi o principal objetivo da participação da CrediSeara durante a COP30, aprender o que se tem feito no mundo e levar para o mundo as ações que a CrediSeara desenvolve nesses mais de 30 anos de atuação. 

Representando a cooperativa, o assessor da CrediSeara Gilso Giombelli destaca a participação da cooperativa em painéis, oficinas, debates e outros espaços de discussão ligados, principalmente, às temáticas socioambientais. Um exemplo, foi sua presença em um painel da Agri Zone, espaço dedicado a debater práticas agroecológicas, bioeconomia e modelos de agricultura sustentável, onde reuniram-se representantes de povos indígenas, quilombolas e jovens de comunidades tradicionais do Brasil, incluindo da Amazônia, Goiás, São Paulo e Paraná. Gilso explica que entre os temas discutidos estavam os sistemas agroflorestais integrados, propondo uma convivência entre árvores, animais e culturas agrícolas, aliando produtividade e regeneração ambiental. “Conforme detalharam os povos indígenas, presentes no painel, este é um modelo comprovado há centenas de milhares de anos pelos próprios habitantes da Amazônia, quando antigamente havia uma floresta amazônica cheia de gente dentro, produzindo frutas, hortaliças, animais e pescado em grande escala, sem doenças degenerativas ou desnutrição. Um sistema vivo e funcional que foi dizimado pela colonização”, detalha o assessor da CrediSeara e complementa que o debate também abordou a resiliência das agroflorestas frente às mudanças climáticas, como secas extremas, ventos e enchentes, propondo a mistura de espécies para gerar resistência e segurança alimentar. “Foi um debate mais do que técnico, é uma reflexão profunda sobre como produzir com sustentabilidade, respeitando o território, a cultura, a biodiversidade e a justiça econômica”, salienta Gilso Giombelli. 

A presença da CrediSeara na COP30 reforça, de maneira concreta, o compromisso institucional da cooperativa com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e uma atuação cooperativista que integra responsabilidade social e ambiental. Para o assessor Gilso Giombelli, a participação em espaços tão diversos e ricos em conteúdo permite ampliar horizontes e fortalecer a missão da CrediSeara. “Ao participar dos diversos espaços e temáticas abordadas, tivemos a oportunidade de vivenciar experiências e trocar conhecimentos com diferentes povos e realidades, todos unidos por um mesmo propósito: pensar e implementar ações que contribuam para um futuro sustentável do nosso planeta. A cooperativa vai muito além do papel tradicional de crédito: ela atua de forma social, ambiental e regional e é exatamente isso que a CrediSeara tem feito ao longo dos seus 30 anos”, enfatiza e complementa que a presença da CrediSeara na COP30 abre oportunidades de acelerar, potencializar e organizar melhor as forças e as equipes e instruir os associados para que a sustentabilidade se incorpore cada vez mais à operação, à cultura e à vida de cada família.

Nosso compromisso com a sustentabilidade 

A atuação da CrediSeara na COP30 não é apenas simbólica, ela reflete um caminho estratégico de mais de 30 anos. Ao participar desse fórum internacional, a cooperativa reafirma o compromisso com os princípios cooperativistas, com o atendimento humanizado, com o desenvolvimento local, com a sustentabilidade socioambiental e com o fortalecimento das comunidades com ações práticas. 

Como cooperativa de crédito comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CrediSeara dá continuidade e amplia constantemente suas ações voltadas à sustentabilidade, alinhadas às melhores práticas globais, sem perder de vista a realidade local de seus associados e dos territórios onde atua. Em um cenário de mudanças climáticas e desafios crescentes para o meio ambiente, o agronegócio e as comunidades regionais, a presença da CrediSeara em espaços como a COP30 reforça sua convicção de que é possível e necessário promover transformação por meio da cooperação, da consciência ambiental e do fortalecimento das relações humanas com a terra, água e o ar.


Notícias CrediSeara Se liga nas novidades